2.8.06

Comentários

Gente, ontem o blog "bombou"! Não, e nem foi pelo meu aniversário. Discussão da boa, que bacana.
Primeiro, acreditando que democracia pela via do não-conflito só se faz lá no projeto do mundo encantado da solidariedade (que, de democrático, tem quase nada), discordar é vital. Então vamos aos comentários.
Primeiro, sobre o comentário do Cícero: concordando com ela, o conceito de hegemonia é atual. Os projetos de hegemonia estão em disputa. E essa é uma visão a partir da minha perspectiva de análise, vale sublinhar. Existem outras, é claro.
Sobre a questão da cooptação dos movimentos sociais, isso rola sim, é claro. As várias interações que a sociedade civil estabelece com o Estado e com o conjunto da sociedade são bem complexas, e nesse meio tem de tudo. A questão da cooptação foi muito discutida pela literatura na década de 80, com a abertura democrática. Muitos analistas viam a relação com o Estado como o "fim" da "era de ouro" dos movimentos sociais, exatemente pela cooptação. Acho que isso tem a ver com a expectativa gigantesca colocada nesses movimentos naquele período (e isso está ligao ao que a S. comentou). Hoje em dia há uma tendência em desconsiderar mesmo os movimentos sociais, como se eles nem existissem, então quase não se fala em cooptação. Mas é um tema da maior importância.
Sobre o comentário de eu acreditar na ideologia do PT e não o que executa. Talvez não tenha me expressado bem: eu acredito no projeto político do PT, que inclui muito do que ele executa de fato. Nesse governo, inclusive. Não vou me estender em mostrar tudo o que eu apoio e concordo, fatos, que aconteceram nesse governo (posso fazer isso em outro momento, tô meio cansadona, acabo de ficar mais velha!). Mas em nenhum momento dissocio o PT desse governo, nem do Lula. Seria ingênuo ou cínico da minha parte. Ou doida mesmo.
Isso pode ser visto por alguns como "romântico". Um pouco, sempre é. Eu disse, ao final do post, que para o velho Weber política também é paixão. Também significa que não é apenas paixão. Não concordo que o Lula será reeleito apenas pelos que não sabem o que está acontecendo. Porque um pouco ( e bem mais do que a imprensa marrom deixa a maioria saber) eu sei sim.
E tem mais contribuição aqui.

5 Comments:

Blogger Giu! said...

Eu só sei que queria ser mais tolerante, miguxa, mas não consigo. Discursinho pimba me dá ânsia. Top four já!

9:39 AM, agosto 02, 2006  
Blogger Janaina said...

Aceita feliz aniversário atrasado?
Beijão, Kellen!

10:11 AM, agosto 02, 2006  
Anonymous Anônimo said...

a cooptaçao ficou como algo muito traumatico pra mim. estou certa de que o movimento feminista rende menos do que poderia por conta disso. chego num ponto de nao saber se a criaçao de secretaria da mulher é algo bom ou ruim. eu sou tao chata q nao curto. acho q atrasa a revoluçao. ai. sobre a coisa idéias do pt X execuçao. me parece que vc (e outras pessoas que comentaram no post de baixo) esta muito apegada ao orçamento participativo. como se o fato dele ser executado justificasse todo o resto das frustraçoes. quanto às bolsas. na boa. eu esperava distribuiçao de renda mais efetiva. o que o governo do lula tá fazendo é bancando um monte de coisa sozinho. sem mexer na renda da elite.
Seria ingênuo ou cínico da minha parte. Ou doida mesmo. => hahahahaha

1:17 PM, agosto 02, 2006  
Anonymous Anônimo said...

mary, nem me apego tanto ao orçamento participativo não, viu? porque aqui, na megalópole, é meio confuso ainda. mas por exemplo, o conselho gestor de saúde é uma experiência bem interessante, que acontece como legado do PT, da luta do movimento pela reforma sanitária.
em relação ao bolsa família, tenho críticas também. só que ainda assim acho bom. e tem muita coisa acontecendo brasilzão afora, que a gente nem sabe mesmo. vou escrever sobre isso.
e tem outros programas de distribuição de renda, dos quais eu participei na gestão da marta. e olha: aquilo era muito revolucionário, em se tratando de Estado brasileiro. também vou contar depois (só promessas!haha)
acho que tem muita coisa capenga, mas também te muitas brechas, e a gente precisa ocupá-las, eu acho.

2:00 PM, agosto 02, 2006  
Blogger tunics said...

bom, eu vim aqui meio por acaso. e acabei entrando pra comentar meio que só pra falar que concordo mesmo. que pra mim tem muita coisa que está sendo feita. ou pelo menos existe em projeto. o que é muito a se dizer. dos projetos da marta, conheço pouco, nem sou de sp. mas na parte de educação, o pouco que eu vi era genial. e isso pra mim é muito. ela peitou muita coisa. e tava tentando fazer. enfim, falando meio da boca pra fora. aqui no rio, noves fora, votar no vladimir é só pra dizer que não voto nos outros. que o serginho cabral tá eleito. com o voto dos velhinhos, sei lá...

11:55 PM, agosto 03, 2006  

Postar um comentário

<< Home