23.1.06

ÂMBAR

"Tá tudo aceso em mim
Tá tudo assim tão claro
Tá tudo brilhando em mim
Tudo ligado
Como se eu fosse um morro iluminado
Por um âmbar elétrico"
Adriana Calcanhoto
Então que hoje eu soube, definitivamente, que serei punida por não terminar o meu mestrado em dois anos, uma vez que meu departamento pediu para que a reitoria de pós-graduação revisse o prazo, mudando para dois anos e meio. Sim, punem os alunos que não terminam dentro do prazo para o qual eles mesmos pediram revisão.
E aí? E aí que não há mais o que fazer. Falei pessoalmente com o coordenador, reclamei, juntei mais gente, reclamei de novo, e não tem jeito. Fiz minha parte, né? Modéstia a parte, faz um bom tempo que faço a minha parte. Quando é que teremos uma sintonia?
Mas eis que estou ouvindo essa música linda aí de cima. Faz dias que ouço essa música. Tá tudo aceso em mim. Tudo brilhando em mim, tudo ligado. Sim, porque hoje, era para eu estar louca, pronta para me jogar da janela. Não, eu não tenho como pagar todas as muitas contas que tenho em março. Tampouco em abril, maio, junho. Minha bolsa acabava apenas em julho, caso não fosse eu a criminosa que pede prorrogação.
Pois é. Fica o dito e o redito por não dito, pra copiar o Chico.
Engraçado, porque eu continuo calma. Estou ficando preocupada com essa calma. Tô não, é brincadeira boba. Na verdade, o que sinto é uma onda de tranquilidade, uma maluquice que me diz que as coisas se acertam, que faz um tempo que eu pego a vida assim, com as minhas mãos, e sigo. Olhando aqui de onde estou, só consigo sentir isso, que coisa mais doida. Porque argumento racional, condições reais, que me afirmem: não se preocupe, ah, isso não tenho, né? Tenho essa mania de seguir adiante, a revelia da realidade objetiva que me cerceia. Quem é essa pessoa que faz isso aqui dentro de mim?
Hoje olhei para a minha casa e pensei: onde eu tava com a cabeça quando me mudei para essa casa, que eu tenho que bancar sozinha? Acho que tava com a cabeça num lugar bem parecido com esse no qual estou agora; por isso eu saí de casa, por isso esse mestrado, por isso o meu orientador, por isso tanta coisa bacana. E não quero confete não, tô dizendo isso é para mim mesma, pra não esquecer.