26.10.05

LIVROS


Veio lá do Duas Fridas:
A pergunta é: quais são os dez livros que mais marcaram a sua vida?
Raízes do Brasil
Porque é, na minha opinião, uma das melhores obras escritas sobre o Brasil, é um historiador que faz sociologia da mais fina estirpe, é um livro que me estimula, e quando eu penso nele, quero cada vez mais pensar o Brasil.
Grande Sertão: veredas
Virou minha "bíblia", tá lá na cabeceira.
A insustentável leveza do ser
Bom, esse por tantos e tantos motivos. Mas a primeira vez que li tava vivendo as dores do amor mais doído que já senti, enfim, quem leu me entende...
Ensaio sobre a cegueira
Porque me revirou, porque descreve tão bem essa cegueira contemporânea, porque é ferozmente lúcido, sem piedade.
Manifesto comunista
Esse eu li no cursinho, e foi bem importante na escolha pelas ciências sociais. E foi meu primeiro contato com Marx, e só por isso, já é muito especial.
O Capital
Porque aí, quando entrei nas Ciências Sociais, fui conhecer Marx de verdade. Vai ter competência para desnudar a realidade assim lá em casa! Genial.
A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
Quando li e reli e reli esse livro, clareou para mim o significado da sociologia como ciência, e eu quis continuar.
Água Viva
Clarice. Mulher. Viva. Pulsando.
Dom Casmurro
Alguém falou lá no Dufas (olha só, já tô íntima...hehehe) que adorou quando todo mundo achava chato. Eu adorei, reli, e adoro, é uma referência.
Sonhos de uma noite de verão
Esse eu "achei" na biblioteca da escola, num dia que eu tava escondida, fugindo da educação física (lógico que me chamavam de CDF, quem se esconde numa biblioteca???). Mas apesar da escola conseguir me traumatizar a ponto de me esconder das aulas, porque eu não jogava vôlei nem basquete, conheci Shakespeare aos doze anos...
E você?

5 Comments:

Blogger Camila Rodrigues said...

Oi Kellen

Muito obrigada pela visitinha e pelos parabéns .
Adorei saber que não sou só eu a cética que recorre, eventualmente, a soluçãoes como astrologia e/ou numerologia (risos).
Mas, sobretudo,ver que o seu livro de cabeceira é o mesmo que o meu: Grande Sertão:Veredas... esse livro me engole viva diariamente...
Bom, sja sempre bem vida. Eu sou tão boba... cada vez que eu descubro um novo leitor ficom com vergonha do blog tosco e, ao mesmo tempo, feliz por ele estar "virando gente grande". hahaha
Abração
Ca

6:34 AM, outubro 26, 2005  
Blogger Camila Rodrigues said...

Ah, só respondendo melhor sobre os livros que marcaram minha vida: além do GS:V e toda a obra do Guimarães Rosa, tem o Sentimento do Mundo do Drummond e, mais recentemente, A Origem do Drama Barroco Alemão do Benjamin...
Mas tem muitos outros mais...só não quero alugar muito hahaha
Ca

6:37 AM, outubro 26, 2005  
Blogger Unknown said...

Linda!
Vou tentar responder também :o)

11:52 AM, outubro 26, 2005  
Anonymous Anônimo said...

Kellen, consegui!!! Não sei se esse "atalho" funcionará pra sempre, mas o fato é que consegui chegar até aqui.
Então, como nunca sabemos o dia de amanhã, vou aproveitar: ficou muito boa sua lista. De quebra, deu pra descobrir que você é do "prédio do meio". Não sei pq, mas jurava que você era da História. Acho que foi devido àquele umbiguismo tão característico dos fefelentos da História.
Se continuar dando certo esse "atalho", vc vai cansar de ver meu nome por aqui.
(parece ameaça, né?! hahaha)

1:59 PM, outubro 26, 2005  
Blogger Giu! said...

Eu fiz a minha lá mesmo, mas não postei. Acho que não quero torna-la oficial, hahaha, que bobagem! Ainda estou me achando injusta. :)
Vamos todas nos ver!
E quanto ao seu comentário, desencane, a gafe maior foi minha, tomara que eu não vire uma destruidora de lares, hahaha!

3:49 PM, outubro 26, 2005  

Postar um comentário

<< Home