27.4.06

Vergonha alheia (ou "o valor do silêncio")

Fazia um bom tempo que eu não ia para a faculdade nos horários de aula da graduação. Bom, na verdade, fazia tempo que eu nem aparecia por lá mesmo, mas enfim, hoje fui para o seminário de aniversário do centro de estudos onde trabalho. E devo dizer que, no fim das contas, acho que já tinha me esquecido do quão prepotentes são alguns (muitos) alunos. Gentem, a petulância grassa naquele lugar, cruzes.
Porque nós tínhamos na mesa de debate, nada menos que a professora Marilena, uma das fundadoras do centro de pesquisa. Aí levanta uma moçoila de 22 anos, dizendo não concordar com o que havia sido dito sobre os rumos da redemocratização. Ah, o que ela acha? Que tá tudo muito bom. Que apesar dos pesares, nossas instituições estão consolidadas, que há debate público sobre políticas sociais, que a opinião pública se manisfestou prontamente no caso da crise política, enfim, que ela vê mais avanços do que ausências. Onde? No reino encatado onde ela vive, provavelmente.
Mas não pára por aí. Um outro moçoilo manifestou-se também, é claro. Segundo sua brilhante análise, o presidente da República, quando era oposição, achava que todo o problema no Brasil era moral (juro que ele disse). Ainda segundo o brilhante aspirante a cientista social, só depois de se tornar presidente é que ele se deu conta dos tantos outros problemas. O que isso tinha a ver com o quê? Ninguém pode imaginar, sequer.
Não posso continuar o relato, porque diante disso, num rompante, levantei e saí. Correndo, praticamente. Porque, de tanta vergonha alheia, não conseguia olhar para as caras dos professores. Minha gente, o que esses alunos andam lendo? E o bom senso, acabou mesmo? Para todo o sempre?

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Menina, que coisa normal!!! É um horror mesmo... E os professores, de onde tiram paciência para ouvir a maravilhosa nova geração? Juro que preciso aprender!

8:15 AM, abril 27, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Caríssima, eu odeio a fflch, hahaha, que lugar horrível... deusmelivre...

8:50 AM, abril 27, 2006  
Anonymous Anônimo said...

a fala da menina. o que tem me irritado muito hoje é isso. a crítica descolada é falar bem do brasil. criticar caiu de moda, pq tá na boca do povo. entao os intelectuais ficam nessa de instituiçoes consolidadas.

10:51 AM, abril 27, 2006  
Blogger Adriano said...

Lendo jornal, é claro.

11:15 AM, abril 27, 2006  
Blogger Giu! said...

Duas alternativas:
a)não lendo!
b) a Veja!
HAHAHAHAHAHAHA!

5:03 PM, abril 27, 2006  

Postar um comentário

<< Home