17.8.06

Utopia republicana

Assitindo o programa eleitoral, me abate uma profunda tristeza. Candidatos são produtos. É claro, porque as relações são mercadoria. E a sociedade, bom, a sociedade é do espetáculo.
O que se discute no programa eleitoral? Não se discute, na verdade. Porque vivemos num mundo onde a discussão é demodê (nem sei se escreve assim).
Com as classes populares, o discurso é o que o candidato pode oferecer. E claro, as pessoas vivem no limite da sobrevivência. Com as classes médias e alta, o discurso é diminuir impostos, colocar a polícia na rua. Isso que conta.
Não existe luta de classes que produz miséria. Sobre a saúde, ninguém discute o fato de o SUS ser um dos programas de saúde mais avançados do mundo em termos de universalização do direito à saúde, na teoria, porém com desafios enormes para se condolidar, na prática. Ninguém fala em SUS, simplesmente.
Sobre corrupção, ninguém fala da política institucional como estrutura. Da reforma política, da forma como projetos de lei são votados e negociados no legislativo. Legislativo? Quê isso?
E esse desabafo é apartidário. A lógica é publicitária, o bem público é assunto de publicidade. Mas qual bem público? Público?
Muito se fala sobre a necessidade de educar a população. Mas propaganda eleitoral também é feita para população educada. Acho mesmo que a crise é de percepção.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

nossa. eu acho tanto que a discussao sobre o SUS deveria seguir outro rumo. me incomoda tanto a apresentaçao que fazem dele e as soluçoes que seriam APESAR dele. socorro pra esse discurso. (nao vi nenhum programa ainda)

12:58 AM, agosto 18, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Eu vi só o primeiro dia e concordo, faz tempo que tá assim, né? publicidade total, vazia de qualquer conteúdo que deveria importar...

(as letrinhas malditas estão de volta!!!)

12:23 PM, agosto 18, 2006  
Blogger Nelson Magela said...

Não gosto de programa político. Prefiro desligar. Assito a um, dois no máximo, só para ter a ceretza que não vale mesmo a pena.

Saudações.

2:45 PM, agosto 19, 2006  
Anonymous Anônimo said...

sem nenhuma disposição pra ver alguma coisa nesse sentido, nenhuma

4:06 PM, agosto 19, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Que falta faz um "desabafo apartidário" - sobretudo na blogosfera, onde política é futebol, capicce?

3:05 PM, agosto 20, 2006  
Anonymous Anônimo said...

Esse ano nem estou vendo horário político porque não vou votar. Nem é rebeldia nem nada mas estarei fora do país em outubro.

Mas vinha pra casa outro dia pensando nisso. O Brasil é o país campeão em má distribuição de renda. 48% de toda a riqueza está concentrada nas mãos de 1% da população (ou qualquer outro número tão escandaloso quanto) e absolutamente ninguém fala disso no horário eleitoral.

Tem muita gente que acredita que não existe rico no Brasil. Ou então que rico é viajar pra Disney em pacote de CVC. Ninguém sabe o que é um rico porque nunca viu um. Mas eles existem e ficam com metade de tudo o que esse país produz.

Cara! pq ninguém abre a boca?

8:50 PM, agosto 22, 2006  

Postar um comentário

<< Home